Pelos seus frutos é conhecido
Pois cada árvore se conhece pelo seu fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se colhem uvas dos abrolhos. (Lucas 6:44)
Fiquei impressionado com o verbo conhece
Em grego, é o verbo gynosco, que significa mais do que simplesmente conhecer a aparência externa de uma pessoa; envolve também conhecer seus sentimentos, o que os olhos não veem, o que se passa por dentro. E Jesus disse que podemos identificar a árvore diante de nós observando seus frutos.
Vamos pensar nesta ilustração com mais detalhes

Suponha que não saibamos nada sobre árvores frutíferas, nunca tenhamos visto uma laranjeira, uma figueira, uma bananeira ou qualquer outra coisa; sabemos sobre frutas, mas não sobre árvores. E um dia somos levados a um pomar e solicitados a identificar cada uma. Como saberemos qual é qual se nunca vimos uma árvore frutífera antes? Jesus diz que há uma maneira de saber: esperar o fruto aparecer. Quando chegar a hora, a figueira produzirá uma figueira, e a bananeira produzirá uma bananeira.
Algo semelhante acontece na vida cristã. Qualquer um pode dizer que é cristão, mas a verdade só é conhecida quando os frutos aparecem. Se você é um verdadeiro cristão, sua vida mostrará o fruto do Espírito. Isso nunca falha.
Jesus opera primeiro de dentro, imperceptivelmente.
Ninguém vê a mão maravilhosa de Deus operando o milagre. O Espírito Santo vem e silenciosamente nos conscientiza das coisas que precisam ser mudadas.
Vá a Jesus e permita que Ele trabalhe em seu coração. Não se desespere se não vir frutos imediatamente. Seja paciente. Apenas não se afaste de Jesus; busque-O em oração e através do estudo diário de Sua Palavra. Tudo o que realmente vale a pena na vida exige perseverança. Portanto, persevere em Jesus. Não se afaste dEle, por nada e por nada.
Faça deste dia um dia de comunhão com Jesus. Que a sabedoria da sua vida flua em suas veias e alcance seu coração. Sorria, abra seu coração aos outros, estenda a mão aos necessitados; em suma, deixe que os frutos do Espírito apareçam naturalmente em sua vida. E não se esqueça: “Uma árvore se conhece pelo seu próprio fruto, pois não se colhem figos de espinheiros, nem se colhem uvas de abrolhos.”
O agir de Jesus, e do Espírito Santo em nós, inicia-se de forma silenciosa e profunda, bem dentro do coração. Ninguém enxerga diretamente a mão divina operando milagres na alma, como uma transformação invisível e eficaz. O Espírito Santo vem e, com delicadeza, nos faz conscientes das áreas internas que precisam mudar, crescer e florescer.Por isso, vá até Jesus e permita que Ele cuide do seu coração. Não se desespere caso não veja os frutos imediatamente. A paciência é fundamental, pois o crescimento verdadeiro exige tempo. Contudo, nunca se afaste dEle. Busque Jesus diariamente em oração, estude sua Palavra com atenção e deixe que a transformação continue. Tudo o que tem valor na vida exige perseverança constante e firme. Portanto, permaneça na caminhada com Jesus, mesmo quando a colheita ainda não for visível.Faça deste dia um dia para fortalecer sua comunhão com Deus. Que a sabedoria espiritual flua na sua vida e toque seu coração profundamente. Sorria, abra seu coração para os outros, estenda a mão a quem precisa; permita que os frutos do Espírito se manifestem naturalmente em cada ação sua. Nunca esqueça: “Uma árvore se conhece pelo seu próprio fruto, pois não se colhem figos de espinheiros, nem se colhem uvas de abrolhos.”Que estes ensinamentos inspirem você a cultivar um coração puro e cheio de vida, para que seus frutos sejam abundantes e verdadeiros, refletindo o amor e a presença de Deus em sua vida.
Estudioso da Bíblia com profundo conhecimento das Escrituras, dedicado à interpretação teológica e à aplicação prática dos ensinamentos bíblicos. Especializado em exegese, história bíblica e análise de textos sagrados, buscando compreender e compartilhar a sabedoria contida na Palavra de Deus. Comprometido com o crescimento espiritual e o entendimento mais profundo da fé cristã.


