Devocional

SAIA DA ARCA

devocional

SAIA DA ARCA

Saia da arca, você e sua esposa, e seus filhos, e as esposas de seus filhos com você. (Gênesis 8:16)

Um Olhar Nostálgico para o Passado

Lembro-me da última noite em minha terra natal. No dia seguinte partiríamos para a capital em busca de novos horizontes. Eu devia ter 13 anos. Ele era um adolescente com vontade de viver. Olhei para o céu estrelado e percebi que a noite estava mais melancólica do que nunca. Sentei-me no telhado onde antes me sentia tão feliz. Eu não podia negar que o desconhecido me assustava.

A Coragem de “Sair da Arca

Hoje entendo que meus pais tiveram a coragem de aceitar que na vida é preciso “sair da arca” se quiser vencer. A arca significa o que é conhecido, o que é confortável, o que é seguro, o que não envolve nenhum risco. Se você permanecer nele, nunca verá novos horizontes. Deus não criou você para envelhecer na arca. O barco de madeira é apenas uma medida emergencial, é circunstancial. A ordem divina é: “Saia da arca”.

Enfrentando o Desconhecido

Qual é a arca à qual você se apega? Todos os dias, por motivos diversos, o ser humano vive construindo arcas e justificando sua permanência nelas.

Deus é um Deus de Desafios

Deus é um Deus de desafios. Ele disse um dia a Abraão: “Sai da tua terra, da tua parentela, para uma terra que eu te mostrarei”. E o patriarca, aos 65 anos, não hesitou. Ele pegou seu povo e foi embora.

Caminhando Sobre as Águas

Para Pedro, ele disse uma noite: “Venha”. E o discípulo, abandonando os seus medos, tirou o pé do barco e foi até Jesus caminhando sobre as águas. Você sabe que ninguém pode andar sobre as águas. Se fizer isso, você viola uma lei da natureza. Você sabe o que Jesus quer te dizer hoje? Que se você for capaz de ver isso no meio da escuridão e sair do navio, você será capaz de quebrar o estado atual das coisas.

Desafiando a Apatia e a Mediocridade

Há demasiada apatia, demasiada mediocridade, escondendo os medos interiores das pessoas que se recusam a avançar. Em nome de Jesus Cristo, faça deste dia um dia de crescimento. Reveja o rumo da sua vida, analise as suas decisões, aproxime-se da janela da alma e olhe os vastos horizontes e os prados sem fim para onde Deus quer levá-lo. Não se detenha. Só porque as coisas correram bem até agora não significa que não existam maneiras melhores de fazer as coisas. Ouse sair da arca porque a ordem divina é: “Saia da arca, você e sua esposa, e seus filhos, e as esposas de seus filhos com você”.

Conclusão

Neste artigo, exploramos a poderosa metáfora de “sair da arca” como um chamado para deixar o que é conhecido e confortável em busca de novos horizontes e desafios. Inspirados pelo relato bíblico de Noé, Abraão e Pedro, vimos como Deus frequentemente nos desafia a abandonar nossa zona de conforto em busca de um propósito maior.

A vida está repleta de escolhas, e algumas delas podem nos manter presos à nossa “arca” pessoal – lugares e situações familiares, mas limitantes. No entanto, Deus nos chama a confiar Nele e a seguir Sua orientação, mesmo que isso signifique enfrentar o desconhecido.

SAIA DA ARCA

A história de pessoas como Abraão, que deixaram suas terras e familiares para seguir o chamado de Deus, ou Pedro, que ousou caminhar sobre as águas, nos lembra que desafiar o status quo pode nos levar a descobertas extraordinárias e crescimento espiritual.

Enquanto muitos se acomodam na apatia e na mediocridade, somos encorajados a buscar constantemente o plano de Deus para nossas vidas. Ao nos aproximarmos da janela de nossa alma e vislumbrarmos os vastos horizontes que Deus tem para nós, somos inspirados a dar o passo ousado de “sair da arca”.

Portanto, que este artigo sirva como um lembrete para todos nós de que a obediência à orientação divina nos conduzirá a um destino repleto de propósito e significado. Mesmo quando enfrentamos desafios e incertezas, podemos confiar na voz de Deus para nos guiar pelo caminho da verdade e da vida.

Hoje, encorajo a todos a abraçar o chamado divino para “sair da arca”, deixando para trás o que nos limita e abraçando o desconhecido com fé e determinação. Pois, como nos lembra a ordem divina: “Saia da arca, você e sua esposa, e seus filhos, e as esposas de seus filhos com você”.

Tom Santos

Estudioso da Bíblia com profundo conhecimento das Escrituras, dedicado à interpretação teológica e à aplicação prática dos ensinamentos bíblicos. Especializado em exegese, história bíblica e análise de textos sagrados, buscando compreender e compartilhar a sabedoria contida na Palavra de Deus. Comprometido com o crescimento espiritual e o entendimento mais profundo da fé cristã.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also
Close
Back to top button